Paes garante obras e cita a transformação da ‘cidade olímpica’
Leandro Mazzini
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB-RJ, afirmou que a Olimpíada de 2016, que será disputada em agosto, tem significado uma grande mudança para a Cidade. Paes lembrou que o Rio terá uma grande transformação e um legado, e por isso foi a escolhida diante das concorrentes de países como Estados Unidos e da Europa.
Ele palestrou na segunda-feira (6) à noite no 4º ENECOB – Encontro Nacional de Editores, Colunistas e Blogueiros, titulado ''O Brasil Olímpico'', evento promovido pela Coluna Esplanada.
''A Olimpíada é uma oportunidade de transformação de uma cidade, esta foi a grande razão para trazermos a Olimpíada para cá. O Rio é melhor que todas as cidades que concorreram (Madri, na Espanha, Tóquio, no Japão, e Chicago, nos Estados Unidos). Porém, todas estas cidades têm uma infraestrutura muito melhor que a nossa'', discursou o prefeito, ressaltando que muitos desafios foram enfrentados e superados nesta caminhada:
''Ganhamos delas porque apresentamos uma proposta de construir um legado. Os problemas nossos são grandes e se as olimpíadas querem promover esta transformação, deviam fazer aqui. Fazer em cidades como Londres, Madri e Chicago é fácil. Nós somos uma cidade de um país muito desigual. Quando se vem ao Rio tem que se comparar o Rio com o Rio. Os desafios que enfrentamos''.
Além de Eduardo Paes, estiveram presentes na primeira noite do ENECOB, Luiz Carlos Cruz, diretor do Departamento de Crimes Fazendários da PF no Rio, o vice-presidente dos Correios, Luiz Furian Filho, e o secretário adjunto de esportes do Governo do Rio, Raphael Thompson.
No dia seguinte, o prefeito foi surpreendido com uma operação da Polícia Federal no Parque de Deodoro, uma das maiores obras dos Jogos. A PF investiga superfaturamento e desvios no valor de R$ 85 milhões no serviço de retirada de entulhos na obra. Há indícios de que o serviço do contrato não foi realizado, mas pago.
O ENECOB ocorreu de segunda a quarta-feira e contou com jornalistas de 30 veículos de 27 capitais, além de agências internacionais, em um hotel na Barra da Tijuca.
O Blog no Twitter e no Facebook
Com reportagem de Alexandre Braz