Coluna Esplanada

Xerife da Lava Jato está na mira de partidos

Leandro Mazzini

O diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, iniciou seu processo de aposentadoria na corporação e entrou na mira de vários partidos do Rio Grande do Sul, sua terra natal, que procuram fichas-limpas para futuras candidaturas ao Senado ou Câmara Federal para 2018.

Daiello não foi sondado, mas interlocutores das legendas confirmam o interesse em procurá-lo tão logo ele deixe o cargo, o que está previsto para o fim deste ano, dizem fontes da PF.

O xerife da polícia na Lava Jato está bem na fita.

Esses partidos também estão procurando em todo o País nomes do Judiciário para suas fileiras políticas. Promotores e delegados de PF e da Civil, ativos ou não, são sondados.

SUCESSÃO

O favorito de Daiello para sua sucessão é o delegado Luiz Pontel, diretor de Gestão de Pessoal, ex-braço direito do então DG Luiz Fernando Corrêa.

Há informes também de que Daiello pode abrir um escritório de advocacia criminal com o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. A assessoria da PF não confirma.

Atualização sexta, 14/10, 19h10 :

RESPOSTA

O diretor-geral enviou a seguinte nota de esclarecimento. A assessoria informou que Daiello já poderia ter se aposentado, e deu entrada apenas num processo administrativo de praxe solicitando um tipo de adicional de aposentadoria por dias trabalhados – justamente por isso, indicando que não sairá do cargo.

''A Polícia Federal nega que o Diretor Geral, Leandro Daiello Coimbra, tenha iniciado processo para se aposentar. Da mesma forma, não há intenção nesse sentido, razão pela qual não é cabível mencionar possível favorito pessoal em sua sucessão.

Por fim, a PF reitera que são infundados os “informes” de que o Diretor Geral poderia abrir um escritório com o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo''