Coluna Esplanada

Para oposição, STF quebrará sigilo de doação a Cuba

Leandro Mazzini

adias

Alvaro Dias – assim como a população, ele exige explicações sobre a generosidade do governo com Cuba. Foto: ABr

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que ingressou com mandado de segurança no STF no fim de maio, diz que as investigações do ministro-relator Luiz Fux avançam e que a alta corte terá poder de quebrar o sigilo sobre o repasse a fundo perdido (doação), pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico, de R$ 240 milhões para a construção do porto de Mariel, em Cuba. O alvo do processo também são os detalhes, não divulgados pelo governo, do financiamento do BNDES para a Odebrecht erguer o porto.

SEM PRECEDENTES

O senador tucano lembra que, antes de apelar à corte, ele pediu informações, sem sucesso, ao BNDES e ministério. Todos alegaram sigilo. ‘Não há precedente’, frisa.

CHAMANDO O RAÚL!

Ontem a Coluna publicou que o presidente Raúl Castro já negocia com os EUA a operação do porto. Há mais de 1 milhão de empresas americanas à espera do fim do embargo.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook   

_____________________

SHOW PARAGUAIO

O Brasil levou olé do Paraguai no campo diplomático. O Itamaraty enviou a Assunção equipe para a Assembleia Anual da OEA, realizada no hotel da rede brasileira Bourbon. Os brasileiros não esconderam o desconforto da derrota na Guatemala, onde negociaram mal na tentativa de realizar a Assembleia no Haiti, patrocinada pelo Brasil.

DERROTA

É que o embaixador na OEA Martin Sannemann articulou bem nos bastidores e derrotou o Brasil na sessão plenária, trazendo o evento para o país vizinho. O Brasil atualmente não possui embaixador nomeado na OEA.

______________________

CHARMINHO

kassab

Kassab quer se valorizar, mas está com os dois pés, por ora, na campanha tucana. Foto: ABr

Gilberto Kassab ressurgiu no noticiário ontem com indicação de que se lançará ao governo de São Paulo. É conversa, para se valorizar ou mandar recado a alguém ou partido. Está bem encaminhada a sua vice na chapa do governador Geraldo Alckmin.

______________________

SELEÇÃO GENÉRICA

O time da seleção de deputados (Romário, Popó, Tiririca etc) que roda o país em jogos beneficentes faz a última apresentação neste sábado, e volta após a Copa.

_________________________

POVO UNIDO

É comovente a mobilização do povo paraguaio no apelo pela libertação do jovem Arlan Fick, filho de colonos brasileiros em Concepción, na fronteira com o Mato Grosso do Sul. Ele foi sequestrado há mais de 60 dias pelo EPP – Exército pela Libertação Paraguaio, um braço fajuto das FARC colombianas, que tenta legitimidade no País pela força, assaltos e sequestros.

menino-vale

A imagem de Arlan num cartaz em Assunção – povo se uniu contra o EPP. Foto: Reprodução

BRASIGUAIOS

A situação de 400 mil 'brasiguaios' que vivem da agricultura no Paraguai será tema na Comissão de Relações Exteriores na Câmara com o embaixador Sérgio Danese.

________________________

PERIGO VEM DE CIMA

Tem muita gente preocupada com o peso da antena da Rádio Cultura FM 100,9 no teto do anexo do Palácio do Buriti, sede do governo em Brasília. Ela pesa duas toneladas. É muito, muito mesmo para o antigo prédio suportar.

É CADA UM..

Veja o que um político não faz pelo poder, até no Guinnes. O presidente Evo Morales, da Bolívia, foi fichado pelo Sport Boys, da pequena Warnes, para figurar como o jogador de futebol mais velho do mundo, aos 54 anos. Curioso nessa história é que o cartola do clube que contratou Evo, Mario Cronenbold, foi preso pela Polícia Nacional do presidente quando era prefeito de Warnes, acusado de associação com o narcotráfico.

ELEIÇÃO É ISSO AÍ

É jogada de marketing. Evo concorre ao terceiro mandato de presidente (isso mesmo) em outubro e fará aparições rápidas nos jogos pelo interior.

ENERI

O economista e cientista político Marcos Troyjo, professor e diretor do BricLAB na Columbia em NY, faz palestra hoje na Universidade do Vale do Itajaí (SC), no 19º Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (Eneri), em Balneário Camboriú. O Eneri é o maior evento de profissionais de Relações Internacionais da América Latina. Troyjo realiza conferência magna às 18h sobre o tema ‘BRICS: geopolítica e geoeconomia de um mundo novo?’.