Coluna Esplanada

Líder do PMDB dribla Temer e agenda reunião com Dilma

Leandro Mazzini

O governador Sérgio Cabral (PMDB), do Rio, ligou para a presidente Dilma Rousseff e pediu para ele receber o líder do partido na Câmara, deputado Eduardo Cunha.

A reunião será amanhã. Cunha esteve com o vice-presidente Michel Temer na terça-feira passada, e descreveu o descontentamento do partido com o governo federal.

Segundo o líder, os pemedebistas esperavam que o vice fosse a voz do PMDB junto a Dilma, e não o contrário, como ocorre na visão da bancada. Com a reunião, Cunha provoca Temer, mas quer mostrar ao partido que a interlocução maior pode existir.

Apesar das boas relações, há uma discreta tensão no partido. Cunha ficou no paredão na disputa pela liderança da bancada. Michel Temer e o presidente da Câmara,Henrique Alves, trabalharam pela eleição de seu adversário derrotado, Sandro Mabel (GO).

Cunha e Temer eram carne e unha há alguns anos, a ponto de dividirem mesas semanais no tradicional restaurante Piantella. O afastamento foi gradativo, embora o respeito continue.

_______________________

CULTURA DA CONTRADIÇÃO

Os ânimos se exaltaram na CNI ontem. Um diretor da Confederação interpelou a ministra Marta Suplicy, da Cultura, numa rodinha após ela esboçar o Vale Cultura para empresários. Para ele, o programa desdenha da demanda do Nordeste e foca São Paulo. Ela deu de ombros, mas depois levou a sério e rebateu a bom tom.


ENFIM, O XI$TO

O governador Beto Richa conseguiu para os cofres do Paraná incremento batalhado desde 1989: os royalties do petróleo de xisto explorado em São Mateus do Sul. Três governos – dois de Jaime Lerner e o de Roberto Requião travaram guerra jurídica.

PSB-PSDB

O PSDB do Amapá aderiu ao governo do PSB. O deputado Luís Carlos (PSDB-AP) emplacou o apadrinhado Marco Souza na Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária. Quem acompanhou da moita, diz que é casamento de jacaré com cobra d’água: Neste cenário, Aécio Neves pode perder palanque para Eduardo Campos no estado com 400 mil eleitores.

MALVADEZA

Polêmico que é, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) fixou no gabinete um cartaz com a foto de Eleonora Menicucci, com os dizeres ‘Ministra Roto Rooter’, a famosa empresa desentupidora. É que a titular da Secretaria da Mulher já defendeu o aborto.

PÃO AMERICANO

Enquanto não resolve sua situação com o grupo francês Casino, Abilio Diniz vai respirar ares americanos no sábado. Faz palestra no MIT, em Boston, junto com o cientista Marcos Troyjo (Ibemec), no Latin American Conference.

NO SAPATINHO

Para evitar a imprensa, o presidente do Congresso, Renan Calheiros, anda sozinho pelo Salão Azul. Diferente da pomposidade da rota gabinete-plenário do antecessor, que era um evento com luzes, seguranças e cercadinho.

PONTO FINAL

“Eu não costumo mentir”, senador Mário Couto (PSDB-PA), da tribuna.