Coluna Esplanada

Juiz que transferiu mensaleiros previu “humilhações” na Papuda

Leandro Mazzini

Em palestra para grupo restrito há poucos dias, antes das prisões, o juiz de execuções penais do TJDFT, Ademar Silva, confidenciou que luta há meses junto ao governo do DF para melhorar as condições de carceragem.

Revelou que encontrou detentas sem absorventes no presídio da Colméia – onde devem ficar por dias Simone Vasconcelos e Kátia Rabelo – e ‘absurdos maiores’ na Papuda, para onde foram os mensaleiros.

A carta-protesto contra ‘humilhação’, divulgada ontem por josé Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino, embora não citem, tem a ver com a revista a nu em detentos, como revelou a Coluna ontem.

A esperança do juiz seria a iminente prisão dos petistas. Só assim, segundo revelara aos interlocutores, o governo trataria de cuidar melhor dos detentos.

Ontem, o juiz Ademar determinou a transferência de Genoino, Dirceu e Delúbio para o Centro de Internamento e Reeducação (CIR), na Papuda, celas que foram reformadas.

O juiz revelou ao grupo que, por seguidas vezes, tentou audiências com o governador Agnelo Queiroz e o secretário de Justiça, Alírio Neto, mas não passava da recepção.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook    

____________________________

DELEGADO NO CAMPO

O deputado Protógenes (PCdoB-SP) entrou para a Frente Parlamentar da Agropecuária. Quer ser voz urbana em defesa dos interesses do campo. Entendeu? Também não.

ICMS? QUE NADA

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) perdeu as esperanças com votação para nova distribuição do ICMS. ‘Tudo indica que não vamos completar esse processo esse ano’.

CORRA QUE A POLÍCIA VEM AÍ

Policiais civis em greve há dois meses cumpriram o prometido e invadiram o plenário da Assembleia de Goiás na Segunda. Poucos viram, mas colocaram para correr deputados e servidores. Não se sabia se por medo ou porque devem na rua..

QUEM SABE, 2013

Autor da série 1808, 1822 e 1889, Laurentino Gomes disse na Fliporto de Olinda que não lançará mais livros com números nos títulos, mas está de olho nos acontecimentos atuais. ‘O Brasil está mergulhado num período riquíssimo com intensas manifestações’.

ABRA TEUS OLHOS, CARCEREIRO 

Não se sabe em que mundo vivem o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) e seu interlocutor. Revela que o diretor do presídio da Papuda lhe contou que ‘os presos políticos’ Dirceu, Genoino e Delúbio estão clandestinos no presídio.

LÁ E CÁ 

Os mensaleiros acusam julgamento de exceção e perseguição política. Mas se esquecem de que em outros países a Justiça é feita também. O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi foi condenado por fraude fiscal, e pela idade terá prisão domiciliar. O ex-presidente do Egito Hosni Mubarack, em julgamento por massacre, é exposto no tribunal numa cela, diante de toda a imprensa. Foi ao júri até acamado e doente.

CABRA MINEIRO

Quieto como um mineiro, o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco tem frequentado mais Brasília. Deve se candidatar à Câmara Federal.