Coluna Esplanada

Crivella, no Rio: ‘Vou propor a Agência Metropolitana’ em parceria com Paes

Leandro Mazzini

crivella

Foto: Arquivo EBC

O Blog enviou perguntas por e-mail para dos dois candidatos ao governo do Rio que disputam o segundo turno: o governador Luiz Fernando de Souza (PMDB), o Pezão, e Marcelo Crivella (PRB). Eis o 'miniping' Crivella. Leia aqui o de Pezão.

Um primeiro ato de governo de impacto, se eleito, qual será e em que área?

Não pretendemos ter uma bala de prata. Trabalharemos com agilidade, planejamento, transparência e coordenação de políticas, visando que as políticas públicas estejam integradas, como por exemplo as de moradia, emprego e transportes. Uma prioridade fundamental é equacionar a situação das 20.000 pessoas doentes que estão na fila aguardando cirurgias.

O que vai propor de parceria imediata com o prefeito Eduardo Paes, a fim de manter uma sinergia com a capital?

Vou propor que a prefeitura tenha uma parceria conosco para implantar uma Agência Metropolitana. Além disso, é necessário levar mais atividades produtivas para a Zona Oeste. Nesta região moram atualmente 30% dos cariocas e lá existem apenas 7% dos empregos formais da cidade.

Uma melhoria da oferta de empregos perto das moradias pode melhorar a qualidade de vida dos cariocas e melhorar também a mobilidade urbana. Outra parceria que queremos estabelecer com a prefeitura é ajudar na consolidação do projeto do Porto Maravilha. Atualmente, menos de 5% dos cariocas moram no Centro e Zona Portuária, e existem na região em torno de 1/3 dos empregos formais da cidade do Rio. Visando novamente aproximar trabalho e moradia, vamos nos colocar à disposição da prefeitura para reforçar a política de geração de novas moradias nessa região.

É possível um metrô para Niterói dentro de quatro anos ou investirá nas parcerias com as concessões dos transportes marítimos?

Criaremos através de concessões novas linhas de transporte marítimo. Vou governar com os melhores quadros. Usando o conhecimento existente em nossas universidades e parcerias com as prefeituras do Rio, Niterói, São Gonçalo e o Governo Federal, assumo o compromisso de melhorar qualitativamente a ligação Rio-Niterói. Organizar, através de trilhos, estas duas cidades preliminarmente é factível.